domingo, 6 de setembro de 2009

EVOLUÇÃO DA TORCIDA - 2001




Primeiro e único InterUNESP que teve uma abertura oficial, com direito a hasteamento de bandeiras, hino nacional e tudo mais!!! Na foto, os atletas de Bauru que desfilaram com os nossos uniformes.

2001 foi o ano de reabertura da Atlética e o ano em que o InterUNESP ressurgiu e passou a ser organizado somente por alunos. Não é exatamente uma coincidência, já que a Associação Atlética Acadêmica UNESP Bauru, na época Associação Atlética Acadêmica 1º de Abril, foi uma das responsáveis diretas pela reorganização do InterUNESP. Lá nos primórdios, os jogos eram organizados pelos professores e um certo tempo depois passou a ser organizado pelo DCE – Diretório Central dos Estudantes – da UNESP. Como era nosso primeiro ano de Atlética, e NINGUÉM da Atlética tinha a menor experiência em Atlética, não sabíamos ao certo o alcance que teríamos dentro do campus de Bauru. Num chute, calculamos que conseguiríamos levar uns 15% dos cerca de 4.000 alunos que estudavam em Bauru na época, ou seja, cerca de 600 pessoas. Erramos feio!!! huahauhauahua!!!! Levamos pra Botucatu 3 busões e vários carros, não chegando nem perto de 200 pessoas. Nossa “bateria” era composta por algumas pessoas com boa vontade e que se dispuseram a levar seus instrumentos ou mesmo comprar algum pra fazer barulho nos ginásios. Por causa disso que a bateria de Bauru chama NaumTeria. As atléticas dos outros campi nos perguntavam: “Bauru vai ter bateria???”. Aí, já às vésperas dos jogos, podíamos responder: “Não teria, mas agora tem!!!”, hehehe... Como atleta (futebol de campo e handebol), posso dizer com propriedade que a torcida de Bauru sempre faz a diferença. Alguns anos mais que outros, claro. E pra ser completamente sincero, houve anos em que a impressão em relação à torcida era negativa. E, aliás, como ex-diretor da Atlética posso dizer que sempre foi uma grande preocupação e um grande “enigma” descobrir como integrar atletas com torcida com NaumTeria. Em 2001 tínhamos uma Diretoria de Bateria e uma Diretoria de Torcida, mas como era primeiro ano, muito trabalho, pouca experiência, acabamos focando esses diretores em outras atividades. Até porque, quem o Diretor de Bateria ia dirigir se não existia uma bateria, e quem o Diretor de Torcida ia dirigir se não havia uma torcida??? hehehe... Complicado!!! Mas o InterUNESP agradou a todos que foram e os anos seguintes prometiam ser cada vez melhores. A entrega dos troféus em 2001 foi bastante tensa, nós da CO tivemos que montar um cordão de isolamento entre Bauru e Botucatu, pois a decisão foi apertada e com várias discussões (só pra não dizer que fomos roubados na cara dura por várias "arbitragens caseiras"), sendo que ficamos em segundo lugar geral e apenas 8 pontos nos separaram de Botucatu, campeão geral do IU 2001. Só pra constar, as 3 baladas foram open bar de chopp Tauber, numa casa noturna de Botucatu. A memória falha bastante, mas acho que a média de público ficou em cerca de 1.500 pessoas por festa.

2 comentários:

  1. Seria interessante se houvesse uma ""cerimonia de abertura, onde estivesse todos os campi. Porem, sabemos como é dificil devido o calendario apertado do inter.....mas seria legal!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aninha!!! Esse é o grande problema mesmo: o calendário apertado. Em 2001, a cerimônia de abertura foi no final do primeiro dia de jogos. Eram menos campus participando, muito menos pessoas, mas ainda assim foi complicado!!! Conseguimos fazer uma cerimônia de abertura de verdade, com entrada da bandeira da UNESP, bandeira do Brasil e do estado de São Paulo, desfile das delegações, execuções de hinos, hasteamento de bandeiras e etc. Mas naquela época não tinha tenda, não tinha segunda divisão, eram, se não me engano, 16 campus. Hoje em dia não rola, é MUITA gente, demandaria muito tempo, fora que a tenda dividiria muito a atenção. E todo mundo preferiria ir pra balada a ir assistir a cerimônia de abertura, hehehe... Fazer no início do dia, antes dos jogos: impossível. Atrasaria muito os jogos e tem campus que chega um pouco mais tarde que outros, já viu o caos... Quem sabe quando o Inter tiver 1 semana... huahuahua!!! Olha, pior q já pensei mto nisso, mas também num rola, hehehe...
    Beijão!!!

    ResponderExcluir