sexta-feira, 12 de março de 2010

Conheça o Interunesp - continuação!

Para quem tem curiosidade:

Interunesp.....como funciona na prática (favor ler até as considerações finais)

Lembrando mais uma vez, que são apenas opiniões de alguém que conviveu lá dentro, mas que nem todos irão concordar com tudo.
Se você não leu o post anterior, dê uma olhada para entender esse.

Moçada, na teoria é complicado, mas na prática é pior ainda.... hahaha
Tem discussão pra tudo, até discussão para abrir discussão.

Na verdade a organização do Interunesp é muito parecida com a do governo, as atléticas são os partidos e as pessoas são os deputados.
Daí já viu né?!!! Cada hora é um querendo fazer um discurso mais bonito que o outro.

As reuniões: como são???....
As vezes são organizadas, as vezes parecem um mercado de peixe, as vezes tem gente gritando, gente rodando a baiana, gente indignada e gente segurando a risada (pra não rir na cara do rapaz que está indignado), e as vezes é impossível segurar a risada, enfim....
É claro que nem sempre o indignado tem razão e nem sempre está errado (até mesmo porque a justiça só é justa quando te beneficia, as pessoas são assim, na CO não é diferente!).

Há um fato muito interessante. Diferentemente do Interunesp, a CO não é uma grande integração, existe uma nítida divisão entre as atléticas.

Quem é o lado bom e quem é o lado ruim dessa história?
Vixi, juro que não sei, mas prefiro acreditar que sempre fiz parte do lado bom (com certeza quem não estava do meu lado acha que sou do lado ruim).

Existem atléticas que convivem em paz e quase sempre concordam entre si (aliadas) e algumas simplesmente quase nunca se entendem.

Quando começou isso?
Olha, isso não é de hoje, quando eu entrei na CO (em 2005) já era assim e quando eu saí (4 anos depois) continuou assim. Isso passa de geração para geração.

Já faz algum tempo que é assim, e na minha modesta opinião, continuará assim. E nem é tão ruim, pois de um jeito ou de outro vem dando certo.

E qual o resultado disso?
É aí que muita coisa se explica.

Isso simplesmente decide quase tudo lá dentro, a principal variável é... quantas atléticas fazem parte do seu grupo? Se for a maioria, esse ano você se dará bem, mas ano que vem....só deus sabe.....já que esse quadro irá se alterar, pois assim como existem algumas atléticas que há muito tempo não se dão bem, existem aquelas que costumam ser sempre neutras, e costumam flutuar de um grupo para o outro de acordo com a direção do vento.

Na verdade, hoje em dia, os assuntos realmente importantes são muito discutidos fora da reunião (telefone e msn). As atléticas pertencentes ao mesmo grupo, já vão pra reunião com tudo pensado, os argumentos que vão usar, enfim... na hora da reunião o bicho pega!! O grupo contrário tentará evitar, e daí vira aquela briga de muitas horas pra tentar ganhar os votos das atléticas neutras.

E na hora do inter, isso altera o que?

Muita coisa também. Antigamente, por exemplo, as punições, como o W.O., eram levadas pra discussão nas reuniões noturnas. Isto é, as próprias atléticas votavam se a atlética infratora seria ou não punida.....aí já viu né!!! As atléticas amigas se protegiam, as atléticas que brigam por posições na tabela (ex. quem briga pelo titulo e quem briga para não ser rebaixado) quase se matavam e a infração em si era quase esquecida.
Os interesses de cada atlética tinham um peso enorme e a justiça nem sempre era feita. Hoje em dia o que acontece são pequenas ajudas durante os jogos (ex. uma atlética não está com o uniforme correto e não dará tempo de trazer antes do jogo começar. Isto resultaria em WO, mas se tiver alguma atlética aliada por perto, ela empresta o uniforme).

Logicamente, nem sempre as pessoas da C.O. pensam somente em sua própria atlética e várias decisões são tomadas pelo bem do Interunesp.

Existe muita “tiração de sarro” na C.O. também. Os membros vivem curtindo um com a cara do outro, logicamente que isso depende do grau de intimidade entre eles, mas isso é a parte saudável da CO.........tem pegação tbm, vira e mexe alguém de alguma atlética ta dando uns amassos nas pessoas das outras atléticas, tomando foras, enfim....o ambiente fora da reunião costuma ser bom.
Engraçado que tudo vira motivo pra zuar, se tiver alguma festa no dia da reunião, tiver churrasco, enfim, a galera tenta não ficar para trás no quesito bebedeira, afinal de contas a pessoa está representando o campus dela.. rsrsrsr

Mas um problema ainda mais serio, é quando as pessoas esquecem o inter, e esquecem suas atléticas, e levam as coisas para o lado pessoal, tanto para arrumar brigas quanto para tirar vantagem para si próprio.

O exemplo mais claro disso é na hora de se decidir qual empresa organizará as festas do interunesp (o processo de licitação foi explicado no post anterior).

Hoje em dia, muitas pessoas que já foram da C.O. (alguns chamam de Velha Guarda) começaram a trabalhar com eventos, pois já têm certa experiência, contatos e normalmente gostam de organizar festas (além de ser um mercado lucrativo) e as empresas de festas contratam essas pessoas para trabalhar para elas, pois sabem q são pessoas relativamente qualificadas, além disso ter um ex C.O. na empresa traz certas vantagens na hora de participar da licitação.

Isso faz com que alguns membros da CO, tentem ajudar seus amigos (veteranos de atlética) a ganhar a licitação. Através desses ex membros, as empresas ficam sabendo de tudo o q acontece nas reuniões, tem empresa que faz de tudo pra ganhar, levam pessoas da C.O. pra festas, oferecem favores, ficam sabendo das propostas que as outras empresas fizeram... chega a dar nojo, acho que a única coisa que realmente me chateia na C.O., pois é um momento em q todo mundo desconfia de todo mundo......... Se eu fosse dono de alguma empresa de festas e tivesse o interesse de participar da licitação, com certeza eu contrataria um ex CO para me “auxiliar” na licitação. rsrsrsrs

Deixando bem claro, que na minha opinião, quem está errado nessa história, não são as empresas.

Não preciso nem falar que isso acaba com o clima da reunião e já é um câncer para a C.O., o problema só aumenta, varias empresas se recusam a participar da licitação, pois não acham que seja transparente, mas esse é um tipo de problema que ocorre quando a C.O. está velha, pois quando ocorre renovação, a cada 2 ou 3 anos, o problema diminui um pouco, mas depois volta com força total.

Tem gente que até fala que esse ou aquele membro da CO foi comprado, etc... eu acredito que o problema ainda não atingiu essa magnitude, e acho que é boato que lançam para tentar enfraquecer a oposição. Acho que o real problema é a guerra de egos (vira algo pessoal, daí qualquer coisinha é motivo pra um quebra pau).

Espero que a CO deste ano consiga contornar essa situação (que pra mim, só pode ser resolvida quando alguém que tomar o tapa na cara resolver não revidar, pois certamente alguém dará o primeiro tapa). Mas sei que é difícil, pois eu mesmo nunca fui de levar tapa e ficar quieto, seria muita hipocrisia minha, exigir isso da atual CO.

Divisão dos lucros

No post anterior expliquei como funciona o rateio do lucro (repasse) e você deve ter pensado........mas porque a forma de rateio é diferente entre a 1 e a 2 divisão? porque uma é escalonada e a outra não? Esse é um ótimo exemplo, onde cada integrante do inter pensa apenas em sua atlética.

Antes de 2006, existiam 2 grupos de atléticas (grandes e pequenas, parece redundante, mas depois você vai entender).

Antigamente, quando o inter só tinha 1 divisão, a grana era dividida igualmente, porém a Atlética de Bauru sempre brigou por rateamento proporcional (pois a grana que a empresa de festa paga pra CO é proporcional ao público que vai às festas, por isso, na minha opinião, quem leva mais público deveria ganhar mais dinheiro).

Porém as atléticas pequenas eram contra o rateamento proporcional, pois alegavam que as atléticas grandes já tinham mais dinheiro em caixa e o rateamento iria ajudar na evolução e no custeio das atléticas pequenas (ou seja, os ricos ajudando os pobres a se sustentar). Confesso que considero muito bom esse argumento, afinal se esse dinheiro ajudasse as atléticas a se organizarem, isso seria bom pro inter.

Acho os dois argumentos válidos, pois ambos têm sua dose de verdade.

Isso era um assunto impossível de mudar, pois como a maioria das atléticas eram pequenas, era impossível ganhar a votação para mudança na forma de divisão da grana.

Mas depois ocorreu algo interessante com o inter.....com a criação da 2 divisão, apareceram atlética minúsculas (tinha uma que não levava nem 70 pessoas pro inter) ou seja, elas não ajudariam em nada a aumentar o público do evento, mas dividiriam igualmente o dinheiro.

Então o inter passou a ser dividido em 3 grupos (grandes, medias e pequenas atléticas).

Então aí sim fomos surpreendidos novamente.....atléticas que antes eram pequenas, passaram a ter um porte médio (comparando com as atléticas minúsculas).

Então as atléticas médias... - olha q engraçado !!!! - por meio de votação conseguiram deixar o repasse da 1 divisão maior que o da 2 divisão (ou seja, o que aconteceu com aquela história de os ricos ajudarem os pobres? Justamente agora, que temos atléticas miseráveis, iremos negar dinheiro a elas, como elas irão se sustentar? Ninguém vai ajudar a 2 divisão?)
Você pode estar se pensando.....”mas agora existem atléticas grandes, médias e pequenas.....a votação torna-se possível de mudar”......mas lembre-se....as atléticas da 2 divisão não tem direito a voto direto (expliquei o esquema de votação no post anterior, se você não lembra exatamente, dê uma olhada pra refrescar a memória), ou seja, a maioria dos votos diretos estão nas mãos de atléticas médias.

Pior de tudo é que a divisão de dinheiro na 2 divisão, é escalonada, ou seja o 1º e o 2º colocados ganham mais dinheiro........daí pense comigo....porque na 2 divisão o rateamento é escalonado e na 1 divisão o rateamento é igual pra todo mundo?

Resposta chega a ser cômica (ou trágica) depende do ponto de vista. rs

Pense comigo......as atléticas grandes caem pra 2 divisão? (é difícil, normalmente quem cai são as médias)
Pense mais um pouco......as atléticas pequenas sobem pra 1 divisão? (é difícil, normalmente quem sobe normalmente são as médias)
Ou seja, se você é de atlética média, corre o risco de cair pra 2 divisão, mas sabe que no ano seguinte, na segundona, ficará em 1º ou 2º lugar.......não seria interessante dividir igualmente o repasse quando você estivesse na 1 divisão e escalonar quando estivesse na 2 divisão?
Assim todo ano você garantiria uma boa grana...
Essa moçada da CO é genial (nem tentam esconder. rs)

O dia que a CO decidiu isso, eu quase tive um ataque do coração... hahaha.

Na minha modesta opinião, temos 4 opções:
Opção 1 – divide tudo igualmente, entre 1 e 2 divisão (argumento: pra ajudar os pequenos).
Opção 2 – divide proporcionalmente, de acordo com o público que cada atlética leva (assim premia quem leva mais público e com isso tem mais trabalho).
Opção 3 – escalona tudo, 1 e 2 divisão (assim beneficia quem se organizou melhor para os jogos).
Opção 4- 50% do repasse divide igual (entre todo mundo) e 50% do repasse divide escalonado (entre todo mundo, fazendo um ranking entre 1ª e 2ª divisão - argumento: assim você faz um meio termo e ninguém fica chorando).

Qualquer uma destas opções tem um bom argumento, mas na CO é diferente, às vezes o argumento não importa, o importante é beneficiar o seu lado.

É claro que nenhum representante de atlética média, assume isso publicamente, ou em reunião....mas leiam o que já cheguei a ouvir em churrascos da CO....imagine a cena..... o cara fica bêbado (sabe que bêbado é sincero) e conversando comigo diz: “Toninho, to ligado que você tem razão, todo ano vocês trazem uma puta galera de bauru pro inter. Cada membro da atlética fica responsável por 100 pessoas, vocês tem que ficar esperto com os jogos todos os dias. Na minha atlética é diferente, pois no segundo dia a gente já está eliminado de todas as modalidades e fica sussa, mas cara, eu nuca vou votar no que você está propondo, pois isso vai ferrar minha atlética”. Acreditem, eu ouvi isso pelo menos umas 10 vezes. rs


Bem como vocês devem ter percebido, a vida na CO não é fácil, e é fundamental estar bem informado para não perder pontos por besteira, para ajudar o bom andamento dos jogos, para saber atuar quando alguma atlética ta fazendo besteira, etc....

Eis q surge outro problema....... a desinformação
Quando eu comecei a freqüentar as reuniões percebi q CO não é uma coisa q se entende do dia pra noite, exige contato constante. Acontece que alguns membros de CO não repassam corretamente as informações da reunião para o restante de sua atlética, isso cria um grupo de pessoas que às vezes tem que tomar decisões durante os jogos, mas não sabem de nada que está acontecendo.

Existe também a desinformação proposital. Normalmente os cabeças da CO possuem informações privilegiadas e sempre antecipadas, logo podem tomar providências para evitar que a noticia se espalhe dentro da CO, pra não causar problemas
Em relação ao público isso também ocorre!
Mas apesar de ser contra na maioria das vezes, de vez em quando acho que esse sigilo é bom pra evitar bate boca que não irá resolver nada, ou evitar que pessoas, que já não tinham a menor noção do que estava acontecendo, formulem opinião baseada no “achismo” ou na informação distorcida a que teve acesso.... além do que sempre existem os corneteiros de plantão, que não acrescentam em absolutamente nada.

Comissão disciplinar:

Jesus, nem gosto de comentar (rs) . Funciona assim: a liga tem advogados contratados, para firmar contratos com as empresas de festa, arbitragem, defender a liga caso seja processada e interpretar nossos estatutos durante os jogos.
Ou seja, se você acha que tem alguma coisa de errado acontecendo com sua atlética, você entra com um recurso, e os advogados irão julgá-lo.
Isso foi criado exatamente para evitar q as atléticas julguem o estatuto de acordo com o interesse próprio. A idéia até que foi boa, mas criou uma nova modalidade... chamada ”seja esperto, redija bem seu recurso, use o relógio a seu favor, e torça pra que os advogados engulam” .
E é assim mesmo que funciona. Criam-se estratégias para que seu recurso seja aprovado sem contestação de outras atléticas, daqui a pouco começarão as medidas cautelares e vai ter até atlética contratando advogados para defendê-las durante o inter... rs.

Considerações finais

Apesar desse caráter crítico, queria deixar bem claro, que as pessoas dentro da CO amam muito o evento. Falo isso tomando minha pessoa como exemplo. Nesse texto falei várias coisas que julgo erradas mas estaria mentindo se dissesse que nunca fiz nenhuma delas. Apenas escrevi minhas opiniões sobre os bastidores do inter, de maneira geral e se alguém achou ruim, azar! Não tenho culpa se a carapuça serviu... rs.

Posso afirmar que a maior motivação da CO é ver a galera curtindo o inter e saber que graças a ela o inter existe.

Esses anos me trouxeram amizades e desafetos, mas procuro acreditar que por mais que eu não gostasse de um ou outro membro da CO, ele estava ali pelo mesmo objetivo que eu: fazer os jogos acontecerem....para que milhares de unespianos pudessem se integrar... e isso não tem preço! Vale a dor de cabeça, as brigas, os km de viagens e as incontáveis horas de reunião.

Hoje que sou velha guarda sei o quanto as pessoas que organizam o inter tem amor pelo evento mas, inexplicavelmente, quando estamos em reunião somos tomados por uma espécie de delírio coletivo (as vezes aparece cada idéia besta, mas no calor da reunião a idéia parece boa, e por um ou outro argumento mal colocado a CO acaba cometendo erro) , por isso não falei de comportamento de alguma atlética específica, ou de alguma pessoa que tive oportunidade de trabalhar.
Conheci muita gente que deu o sangue pelo inter, mas fez coisa errada, deve ser algo maquiavélico, do tipo “os fins justificam os meios”, e hoje ainda conheço muitas pessoas lá dentro, pelas quais tenho respeito e procuro não interferir em seus trabalhos.

Algumas pessoas podem até achar que esse meu texto foi oportunista, afinal agora é fácil falar, pois não estou mais na organização e não serei eu que receberei as críticas. Mas meu texto não teve a intenção de jogar merda no ventilador (rsrsrs) e sim despertar um desejo e passar uma mensagem ......SE VC É UNESPIANO, GOSTA DO INTERUNESP, LEU COISAS QUE VC GOSTARIA DE MUDAR E TEM PEITO PRA ISSO, ENTRE NA SUA ATLÉTICA E FAÇA A SUA PARTE, NÃO DESPERDICE SEU TEMPO NA FACULDADE CRITICANDO O TRABALHO ALHEIO.

Obrigado per terem lido o texto.... depois enviarei outro post respondendo as perguntas do inicio do 1º .

Se vc tiver alguma pergunta pode enviar para toninhomagalhaes@yahoo.com.br
Ou me adicionar no Orkut (apenas se apresente quando for pedir a autorização)
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=17918719750679731177

Terei enorme prazer em responder

Toninho (bauru é foda).

Um comentário:

  1. Toninho,

    Repasse escalonado não vai funcionar enquanto algumas atléticas não pararem de revender ingressos para forasteiros(USP, UFSCar, UNICAMP e etc.).

    Você acha justo uma atlética receber repasse pelo público que levou sendo que grande parte dos ingressos que essa atlética vendeu não foi para unespianos? O que como todos nós sabemos não deveria acontecer, não é?

    Abraços!

    ResponderExcluir