quarta-feira, 16 de setembro de 2009
2005
"Ilha Solteira (pá-rá-pá-pá. Fica mais um pouquinho... huahuahua!!!) - 13 busões - cerca de 750 pessoas de Bauru. Foi um InterUNESP bem diferente dos anteriores, pelo simples motivo de que tudo era tão perto que não foi necessário utilizar os busões para locomover a torcida de um ginásio pra outro. Tudo era feito a pé. O ginásio principal - disco voador - sem dúvida um dos melhores que abrigaram jogos do IU. Logo ali ao lado, a tenda. E o calor infernal de Ilha durante os 4 dias de jogos. Nesse IU, poucas, mas poucas pessoas mesmo de Bauru, presenciaram o que pra mim foi um dos momentos mais mágicos de todos os IU's até então. Todo mundo sabe que, desde 2001, o InterUNESP tem 1 palavra de ordem: INTEGRAÇÃO!!! Não por menos, desde 2001 a CO batalhou e muito pra colocar isso na cabeça de cada unespiano que ia pros jogos. E por causa disso, e dessa palavra "INTEGRAÇÃO", que não tenho a menor dúvida em dizer que o InterUNESP é o melhor evento esportivo universitário do Brasil!!! Mas... Desde 2001 também sabemos que existe uma cançãozinha que é quase lei no InterUNESP: "Hey, Bauru... Vai tomá no c*" hehehe... Mas isso é legal, já estamos acostumados e tiramos sarro junto com os outros campi. E também existe outra canção que nos perseguia: "Bauru não tem amigos... Bauru não tem amigos...". E lá no disco voador eu presenciei algo que, infelizmente, poucos "bauruenses" presenciaram, e que me deixa arrepiado até hoje!!! Último dia de IU, finais. Naquele ano, não conseguimos chegar nas finais de futsal feminino, futsal masculino e hand feminino. Logo, Bauru ficou 3 jogos seguidos sem entrar em quadra. Por isso, 99% da nossa galera tava na tenda. E o disco voador, meio cheio e meio sem cor, já que faltava o amarelo, hehehe... Guará começou a brincadeira de chamar os outros campus pra integração e, entre uma chamada e outra, aquela velha: "Bauru não tem amigos". Então, foi mais ou menos assim:
- Guará: "Vem, vem... Vem Ilha vem... Vem, vem... Vem Ilha vem... [Ilha foi até Guará] Ilha é nosso amigo... Ilha é nosso amigo..."
- Guará e Ilha: "Bauru não tem amigos... Bauru não tem amigos..."
- Guará e Ilha: "Vem, vem... Botuca vem... Vem, vem... Botuca vem... [Botuca foi até Guará e Ilha] Botuca é nosso amigo... Botuca é nosso amigo..."
- Guará, Ilha e Botuca: "Bauru não tem amigos... Bauru não tem amigos..."
E assim foram chamando, campus por campus, e no meio, "Bauru não tem amigos". Ao chamarem todos os campus, menos Bauru (até porque tinha meia dúzia só de Bauru no ginásio), mais da metade do disco voador estava tomado pela galera. Fizeram a ola. Ola em câmera lenta. Fizeram um carnaval... Até que:
- Todos os campus: "Vem, vem... Vem Bauru vem... Vem, vem... Vem Bauru vem... [Bauru foi até a galera] Bauru é nosso amigo... Bauru é nosso amigo..."
Galera... Foi a primeira vez em 5 anos que isso aconteceu!!! Ou, pelo menos, a primeira vez que eu tenha presenciado!!! Claro, sempre rola integração das baterias e das torcidas, todo mundo junto e tals... Isso SEMPRE rolou, desde 2001!!! Mas assim, o ginásio inteiro chamando Bauru... Foi de encher os olhos d'água!!!
Sobre a NaumTeria, nem preciso dizer que mais uma vez deram show e apavoraram todas as outras baterias. Se não me falha a memória, em Ilha teve uma tentativa de fazer um desafio de baterias, na porta do disco voador, mas não sei dizer se rolou de verdade, como é que foi e tals...
Outra parte muito foda da nossa torcida aconteceu em Ilha também. Ninguém tinha muita noção de como estava a pontuação geral. Prudente e Bauru estavam na disputa, e ela parecia estar muito apertada!!! Tanto que começou a última final - hand masculino - e ninguém tinha idéia se tínhamos chance de ser campeões, se já éramos campeões ou se já não tínhamos mais chances. A partida em quadra, disputadíssima!!! Estávamos atrás no placar, acho que entre o começo e o meio do segundo tempo. A torcida de Prudente começou a cantar “bi-campeão... bi-campeão” (2004 e já contando com o de 2005)... A essa altura, até acreditávamos que já não tínhamos mais chance. Mas, claro, não podíamos simplesmente ficar quietos!!! Em resposta, começamos a cantar “TRI-CAMPEÃO!!! TRI-CAMPEÃO” (1998, 2002 e 2003). E foi essa “briga” de gritos até que a Livia, então Diretora Externa de Esportes, saiu da sala de reuniões da CO, que ficava embaixo da arquibancada do disco voador, olhou pra cima e perguntou o placar. Comentei com ela que estávamos perdendo e ela disse: "Se a gente ganhar esse jogo, a gente é campeão!!!"... Pra quê??? A galera que estava em volta ouviu, combinamos o grito e começamos: "Se ganhar é tetra!!! Se ganhar é tetra!!!". É complicado passar esse tipo de informação, pois você pode acabar colocando pressão demais em cima dos atletas em quadra e acabar prejudicando o desempenho da equipe. Mas, em se tratando de hand masculino em quadra... "Se ganhar é tetra!!! Se ganhar é tetra!!!". O time foi crescendo em quadra junto com a altura dos gritos que vinham da arquibancada. Foi diminuindo a diferença, apertando, sangue nos zóio mesmo!!! De repente, já estávamos 1 gol a frente!!! E a torcida cada vez mais enlouquecida e a equipe cada vez mais aguerrida em quadra!!! Mais vez a torcida entrou em quadra e virou uma partida!!! No final, acho que ganhamos por 2 ou 3 gols e invadimos o disco voador pra comemorar mais uma vez o título de Campeão Geral do InterUNESP!!! Alguns meses depois fizeram a recontagem dos pontos, tiraram alguns pontos de Bauru e na pontuação final Prudente acabou nos passando. Mas, como Bauru já tinha comemorado em quadra, já estava com o troféu em posse, no tapetão decidiram dividir o título. Sim, ganhamos no tapetão, mas comemoramos no disco voador e isso foi o que importou, huahuahua!!! Público médio nas festas de Ilha: 7.500 pessoas."
(Doug Okumura)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário